quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Notícias da Estrada (27/10 a 01/11)

Umas notícias "retrô" que o Ciclovida escreveu:

27/10/2006 sexta feira- decidimos pegar o ônibus para atravessar o deserto do latifúndio e ultrapassamos um trecho de 70 quilômetros e chegamos na ultima cidade de Goiás, Itumbiara onde fizemos checagem de e-mail , pesemos cartas no correio e fizemos almoço na beira do rio que divide Minas e Goiás, e em seguida fomos para o acampamento Celso Furtado a 5 quilometro voltando para Buriti Alegre onde encontramos varias pessoas entre elas Adão e Baiana que nos acolheram depois que falamos nosso objetivos aprendemos muito de estradas com seu Adão de 84 anos de idade que já fora caminhoneiro por 50 anos.

28/10/2006 sabado - fomos a cidade de carona com seu Adão e Baiana onde conhecemos Ângela filha do casal que trabalha no sindicato dos funcionários da saúda de Itumbiara,e conhecemos Salete presidente do STR que nos contou a emocionante historia da construção daquele sindicato:que veio um grupo de trabalhadores da Bahia no objetivo de fundar o sindicato e tiveram que se infiltrar como bóia frias para entrar em contato com os trabalhadores locais e convencê-los dessa necessidade,passando por duras provas de represarias por parte dos patrões.Após isso fizemos consertos nas bicicletas depois o Inácio passou e-mail para Margarida sua filha para ver como estava a espera do bebê que seria domingo 29/10/06 ultimo dia de prazo.

29/10/2006 domingo - dia da eleição segundo turno para presidente fomos com Adão e Baiana para a cidade onde justificamos o voto.

30/10/2006 segunda feira –passamos a manhã visitando as famílias do acampamento e a tarde fomos verificar e-mail e nos deparemos com a triste noticia do assassinato de Brad Will em Oaxaca no México ao dar cobertura de mídia independente a luta de resistência popular Indígena naquele país.

31/10/2006 terça feira-lavamos roupas, arrancamos argila na beira do rio, ribeirão de Santa Maria. E a noite convençamos sobre sementes trocamos Idea sobre as realidades e diferenças culturais observamos que a uma cultura campesina ainda bem acentuada nesses habitantes,com costumes de fabricar produtos caseiros tais como,sabão ,gorduras ,etc.evitando comprar de tudo.

01/11/2006 quarta feira – despedimos da comunidade e partimos chegando em Centralina - MG, a 25 quilômetro pegamos uma carona de caminhão que nos deixou na cidade de Prata-MG, dirigimos para o STR que nos foi permitido pelo presidente daquele sindicato,Jose Heleno fazer o almoço onde nos informamos da existência de um assentamento rural em Nova Cachoeirinha no rumo de Uberlândia não dando para ir no mesmo dia por conta da chuva e já estava anoitecendo fomos checar e-mail e tivemos a triste noticia da morte do bebê de Margarida antes de nascer por negligência medica. Telefonamos para o Diassis avisando que estávamos enviando as sementes pelo pai do Sergio (de Brasília). Colocamos na internet uma carta de solidariedade de Oaxaca e apos isso procuramos a rodoviária onde armamos a barraca onde fomos dormir com a permissão do vigia que e pai do presidente do sindicato. Cenas intrigantes, nós presenciamos durante a noite na rodoviária: os chamados trecheiros que também partilhavam aquele espaço conosco, amargavam suas realidades de verdadeiros cães, quase que literalmente falando, ora eram espancados pelo vigia e até pelos bebuns que tinham uma situação mais privilegiada perante esse (vigia); ora comiam carnes cruas que conseguiam nos açougues, jogadas ao chão, que disputavam entre si enquanto os “normais” assistiam estarrecidas, as degradantes cenas.

Nenhum comentário: