quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Da estrada (24/10 a 31/10)

24/10/2006 – Terça-feira – Este foi o ultimo dia em Goiânia. Inácio passou quase toda a manhã separando sementes para serem levadas em parte para o Nordeste. Estas sementes serão levadas por Bartira, que vai voltar até Brasília, é que ela resolveu ficar um mês na casa do Santxier, na Reserva Sagrada dos Pajés, na asa norte... Antes do almoço o Léo e Jerfeson foram conosco para a feira do troca ,onde Bartira e Ivânia trocaram suas bicicletas e fizemos de freios .voltamos para a Pricila e em seguida fomos deixar Bartira na rodoviária ,compramos a passagem mais deu uma confusão por que o ônibus não queria levar sua bicicleta por menos de 20reais a mais da viagem [30reais]e pedimos a devolução do dinheiro e ela partiu em um carro pequeno pagando só a passagem .logo mais Inácio Ivânia partiram dando procedimento a atividade da estrada e saímos as 17 horas de Goiânia rumo ao triangulo mineiro chegamos a noite em Aparecida de Goiás pedimos para pernoita no auto posto Aparecidão da rede marajó,que não permitiram que pernoitamos no cetro da cidade na área de bar noite de bastante chuva.

25/10/2006, quarta feira -saímos de aparecida passamos Hidrolandia terra das jabuticabas, lá encontramos a Maris e seu filho vendendo pequis e na beira da estrada a frente encontramos Raimundo vendendo jabuticabas e compramos 2 litros por 5 reais seguimos a rodovia Br 156 com dificuldades de transitar por estar em obras e fomos dormir 20 quilometro após a cidade de Professor Jamil na área de proteção do bar de seu Jose,onde fizemos comida que dividimos com um trecheiro que conhecemos na estrada.

26/10/2006 quinta feira -partimos nas mesmas dificuldades da estrada horas sem acostamento horas sem asfalto e chegamos em Rancho Alegre e pedimos para fazer comida no pátio do posto rodoviário federal. A essa altura a atividade das sementes estava triste por que apenas fazendas hotéis e posto de gasolina povoavam a região. Chegamos em Morrinhos cidade encima da serra, sentimos ate calafrios ao percebermos que era a morada dos latifundiários com tudo fomos acolhidos por um posto de gasolina que nos cedeu banho e local para pernoitarmos.

27/10/2006 sexta feira- decidimos pegar o ônibus para atravessar o deserto do latifúndio e ultrapassamos um trecho de 70 quilômetros e chegamos na ultima cidade de Goiás, Itumbiara onde fizemos checagem de e-mail , pesemos cartas no correio e fizemos almoço na beira do rio que divide Minas e Goiás, e em seguida fomos para o acampamento Celso Furtado a 5 quilometro voltando para Buriti Alegre onde encontramos varias pessoas entre elas Adão e Baiana que nos acolheram depois que falamos nosso objetivos aprendemos muito de estradas com seu Adão de 84 anos de idade que já fora caminhoneiro por 50 anos.

28/10/2006 sabado - fomos a cidade de carona com seu Adão e Baiana onde conhecemos Ângela filha do casal que trabalha no sindicato dos funcionários da saúda de Itumbiara,e conhecemos Salete presidente do STR que nos contou a emocionante historia da construção daquele sindicato:que veio um grupo de trabalhadores da Bahia no objetivo de fundar o sindicato e tiveram que se infiltrar como bóia frias para entrar em contato com os trabalhadores locais e convencê-los dessa necessidade,passando por duras provas de represarias por parte dos patrões.Após isso fizemos consertos nas bicicletas depois o Inácio passou e-mail para Margarida sua filha para ver como estava a espera do bebê que seria domingo 29/10/06 ultimo dia de prazo.

29/10/2006 domingo - dia da eleição segundo turno para presidente fomos com Adão e Baiana para a cidade onde justificamos o voto.

30/10/2006 segunda feira –passamos a manhã visitando as famílias do acampamento e a tarde fomos verificar e-mail e nos deparemos com a triste noticia do assassinato de Brad Will em Oaxaca no México ao dar cobertura de mídia independente a luta de resistência popular Indígena naquele país.

31/10/2006 terça feira-lavamos roupas, arrancamos argila na beira do rio, ribeirão de Santa Maria. E a noite convençamos sobre sementes trocamos Idea sobre as realidades e diferenças culturais observamos que a uma cultura campesina ainda bem acentuada nesses habitantes,com costumes de fabricar produtos caseiros tais como,sabão ,gorduras ,etc.evitando comprar de tudo.