domingo, 6 de maio de 2007

Dia 13/04/07

Dia 13/04/07

Fomos para uma atividade na faculdade de filosofia " FAFIL" a convite do Bone do movimento trabalhista. Lá aconteceu a exposição e conversa do projeto Ciclovida e cantamos algumas músicas. Dali surgiram contribuições mediante distribuição de nossos materiais e recebemos uma contribuição do Bone para a viagem.










Dia 02/04/2007

Ficamos em casa, descansando e fazendo o relatório, a tarde Lia vem para a Casa de Carlos para conversamos e acabam dormindo todos juntos, como brincam ao dizer, somos os novos agregados e vamos ocupando, resistindo e questionando a produção.

Dia 03/04/2007

Levantamos e ficamos fazendo o relatório em coletivo, a tarde fomos conhecer o coletivo Lagartixa Preta e Erva Daninha em Santo André, quando chegamos no ABC paulista, a geografia do urbano nos assolava, cada vez mais, reparávamos nos mecanismos da cidade: máquinas, seus portões, grades, catracas e cercas. Já procurando nosso contato Ellen, que a encontramos de bicicleta na frete da estação, fomos conversando até a casa do coletivo e percebendo também as artes de rua com seus grafites, estencios e lambes. Chegando lá, conhecemos os coletivos, vistamos a biblioteca, alguns cômodos da casa e a horta e tivemos uma discussão com essa companheirada muito boa, começando florescer de atividades.
Na conversa, falou-se das resistências no meio urbano e rural, da busca de autonomias; coversamos muito em cima dos conteúdos que cada um trazia em seu cotidiano; gravamos um pouco dessas conversas, paramos por conta da intimidação da camera.
Entre as atividades do pessoal da casa estava a promoção de festas com comidas de forma autogestionada, com finalidades de arrecadar o pagamento do aluguel que acham necessário para a continuação das atividades: biblioteca e continuidade das ações, como procurar pessoas que adotem animais abandonados, entre outras... Conhecemos o “baú da dádiva” um baú que cada um deixa uma coisa e troca por outra, bem no espirito da livre troca e bom senso. Outra coisa que conhecia era as oficinas “freegans”, artísticas e culturais, assim como conversas com outros grupos ativistas.

Dia 04/04/2007 – Quarta-feira

Fomos para Feraz de Vasconcelos, tivemos uma discussão pela manhã em duas classes do colégio Edi, atividade articulada pela professora Regina, e ao meio dia fomos para a casa da professora Cris, e conhecemos seu companheiro, o Itamar, que desejava nos conhecer. Encontramos um sujeito muito bom, prestativo, com que tivemos um bom papo sobre política, ele se encantou com nossa viagem, e falou que esta era visita predileta que queria que seus filhos tivessem. Com este companheiro, trocamos sobretudo, forças . Ele nos disponibilizou seus computadores, que usamos quase todo o dia, dali despedimo-nos e voltamos para a casa do Erivelto e Regina. Fomos novamente para o colégio Edi, para mais algumas palestras com os alunos do colégio, que por sinal foram muito produtivas, com bom retorno de participação desses.

Dia 05/04/2007 – Quinta-feira – fomos convidados pela Regina a acompanharmos juntos com ela, os alunos do colégio Edi, para assistirmos uma apresentação especial, chamada Dominó, na sala São Paulo, de uma orquestra sinfônica. A noite fomos para Diadema, por iniciativa dos companheiros que estavam no sarau na casa do Zé Carlos e Ana, depois de uma discussao sobre a importancia das sementes, varios companheiros como Carlos, Deusane, Tonhão, Caboré, Bone. Articularam este evento programado em função da passagem do Ciclovida por São Paulo, na sede da APEOESP (Associação dos Professores do Estado de São Paulo). Compareceram vários companheiros e grupos diversos, onde discutimos sobre questões como sementes, riscos do agronegócio para a biodiversidade, quem está por trás da transposição do rio São Francisco, que não são os pobres e seus movimentos sociais, e sim o governo e o agronegócio. Citamos o exemplo da miniatura de transposição no Ceará, que é ironicamente chamado Canal do Trabalhador, feito no governo de Ciro Gomes, que não valeu de nada para os trabalhadores, mas apenas secou os grandes reservatórios como o Orós, Choró Limão, etc. aumentando os efeitos climáticos da região. Ao final brincamos, bebemos, cantamos e fomos dormir na casa de Tonhão. Os companheiros passaram o chapéu e deram uma contribuirão voluntária que muita contribuiu, com a criançada dormindo fomos dormir na casa do Tonhão.


06/04/2007

Antes de sairmos da casa do Tonhão, fizemos um cuscus, Tonhao nos passou uma contribuirão do Comitê de Solidariedade dos Povos em Luta, seguimos para Maúa para um grupo de estudos sobre o livro “Povo Brasileiro” de Darci Ribeiro, onde tinha varias pessoas de cantos diferentes como Feraz, Zona Leste. Passamos o dia discutindo essa temática, a noite voltamos para Feraz com Regina e Elivelto, Dormimos lá.

07/04/2007

Passamos o dia preparando a noite, que foi continuidade do estudo do dia anterior em Feraz, onde participamos de uma performance teatral, houve musicas, vídeos, comidas e bebidas típicas da cultura indígena. O estudo tratava de como se deu a formarão do povo brasileiro e sua matriz indígena. No final dormimos na casa da Regina.

08/04/2007

Passamos a manha na Regina e a tarde na casa da Cristina (irmã de Ivania) e a noite dormimos na casa da irmã do Inácio.

09/04/2007

De manha fomos para o consulado tentando enfrentar a burocracia para conseguir marcar a entrevista do visto, que seria para uma pessoa do ciclovida ir participar de um encontro de agricultores ecologicos nos EUA, Passamos o dia ali, causava indignação como a pessoas típicas burguesas olhavam com desdém para a gente, finalmente ficamos sabendo que não teríamos condição de romper essa burocracia e desistimos. A noite fomos para uma reunião no espaço cultural Impropio, articulado pela companheira Ellen da Casa da lagartixa preta, participaram o pessoal da bicicletada, um casal de compas da Holanda que mexem com radio livre, companheiros do cmi, movimento de ocupação urbana e indivíduos independentes.
Ouve um exposição do projeto ciclovida e trocas de experiências, o pessoal da bicicletada nos falou do seu enfrentamento diário para andar de bicicleta na Grande São Paulo, e do prazer de se sentir autônomo a cada dia que enfrenta aquela cidade de bicicleta. Tivemos o prazer de encontrar com Tais de Brasilia que trouxe noticias dos companheiros de lá, entre esses queridos esta a Bartira com sua barriga crescendo, nos despedimos e fomos dormir na casa da Lia.

10/04/2007

Acordamos tarde, já 11:00 horas, a dona da casa a qual Lia era inquilina, era uma estrangeira preconceituosa, e se sentia invadida por “favelados”, todos nos se sentimos abalados e fomos para a casa dos companheiros visinhos que trampam com cultura digital e softer livre, tivemos uma tarde agradável e esquecemos um pouco a discriminação daquela mulher. La tivemos a visita de um antigo companheiro Alexandre do Ceará, apelidado de pequeno assim como Jord mais dois outros aconpanhantes. No final da tarde gravamos uma entrevista com os compas Fernão e Diogo. Dormimos na casa do Carlos e Deusane, Quilermina – Esperança.

11/04/2007

Passamos o dia todo na casa da Deusane e Carlos, ouvimos muisica, descansamos, gravamos CDs, assistimos um filme, e dormimos ali.

12/04/2007

De manha fomos para Feraz, Para a casa de Regina, de onde iria-mos para a escola do MST Florestam Fernandes, que não foi possível entre outros imprevistos, o caro do Regina deu problema, Ivania e Inacio forma dormir na casa da Cristina, e Jorge foi para a casa do Carlos e Deusane.

Nenhum comentário: